Páginas

sábado, 24 de agosto de 2013

Floriano Spiess com Hemingway e Fitzgerald em Passo Fundo

Amanhã no evento Páginas Saborosas,
que abre a Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo


Floriano Spiess fará uma mesa show amanhã e
jantar para convidados do evento na segunda-feira

O Páginas Saborosas apresenta aulas temáticas a partir da literatura, com receitas reinterpretadas pelos chefs participantes (são mais quatro, de SC, ES, SP e RJ).
Floriano se inspirou em um jantar de Ernest Hemingway e F. Scott Fitzgerald, no livro Achados da geração perdida - Receitas e anedotas da Paris dos anos 20, de Suzanne Rodriguez-Hunter. A sua Galinhada com molho em espuma de parmesão tem por base a Galinha sautée com Mourille servida aos escritores. Na releitura, a receita ganha um toque contemporâneo, como a espuma de parmesão e ingredientes que Floriano habitualmente gosta de usar na sua cozinha fusion, como o dark shoyu. O frango escolhido é o caipira e orgânico, nossa versão local para a famosa galinha de Bresse e os cogumelos foram substituídos pelo Paris Castanho, pois o Mourille tem um custo muito elevado. O chef manteve, no entanto, o porcini em pó, que dá um toque todo especial ao prato. “A história desse jantar do Hemingway com o Fitzgerald é deliciosa. E como o filme O grande Gatsby recém foi exibido nos cinemas, me inspirei a buscar essa receita com a fantástica galinha de Bresse, a melhor do mundo!”, comenta o chef Floriano.
Páginas Saborosas é uma promoção da revista Prazeres da Mesa, Universidade de Passo Fundo e Prefeitura Municipal de Passo fundo.



A história do jantar no livro: É o início difícil da amizade entre os dois escritores, quando fazem uma viagem de trem a Lyon para buscar o carro que Fitzgerald e Zelda tinham deixado lá. Na volta a Paris, depois de inúmeras paradas e drinques do Scott, eles jantam em um restaurante de hotel e pedem escargots e a galinha. "Nós já havíamos comido uma galinha fria muito boa à tarde, mas ainda estávamos numa região famosa pela sua galinha, assim nós comemos poluarde de Bresse com uma garrafa de Montagny, um vinho branco leve e agradável das redondezas. Scott comeu muito pouco e bebericou um copo de vinho. Desmaiou na mesa com a cabeça em suas mãos. Fora natural, sem qualquer encenação, e até parecia que ele estivesse tomando cuidado para não respingar em ninguém, ou quebrar coisas", relata Hemingway, que alguns dias depois ganharia de Fitzgerald o seu recém-publicado O grande Gatsby. Hemingway estava muito desapontado com o novo amigo, mas começou a ler o livro e a magia do romance tomou conta dele. Resolveu que seria mesmo amigo de Scott, tentando ajudá-lo, não importando quão maluco ele pudesse se tornar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário